VIDYA ESPAÇO TERAPÊUTICO
Acupuntura e Yoga
O que é ACUPUNTURA
A Medicina chinesa é um conjunto de técnicas de cura baseada no princípio do fluxo de energia livre e ininterrupto e ajuda a ativar os processos naturais de cura no corpo de cada paciente, bem como restaurar seu bem-estar físico mental e emocional.
A Acupuntura é uma terapia milenar da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em estimular determinados pontos do corpo, que são chamados de acupontos ou pontos de acupuntura, objetivando produzir o efeito terapêutico desejado. Existem pontos de acupuntura localizados em meridianos que formam uma rede em todo corpo.
A ação mais conhecida da acupuntura é o tratamento da dor, porque leva a liberação de substâncias endógenas, que o próprio corpo produz, a partir de estímulos periférico que bloqueiam a dor.
A OMS Organização Mundial de Saúde, recomenda a acupuntura para 40 doenças de diversas áreas:
- respiratórias (sinusite, rinite, asma),
- ortopédicas (coluna, joelho, bursite, epicondilite, tendinite, calcâneo),
- oftamologicas (conjutivite, catarata, glaucoma),
- sistema digestivo (esofagite, gastrite, soluço),
- odontológicas (paralisia facial, enxaqueca, neuralgia do trigêmio, analgesia durante cirurgias),
- sistema nervoso (ansiedade, estresse, neurastenia),
- urogenitais (impotência, frigidez, TPM),
- obesidade.
Algumas das opções de tratamento que o terapeuta pode utilizar de acordo com a avaliação prévia do paciente:
Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Auricular, Moxaterapia, Ventosaterapia, Magnetoterapia, Dietoterapia, Fitoterapia, etc...
Doenças, sintomas
e condições
tratáveis com a acupuntura
A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.
Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas.
Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu/tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
A seguir apresentamos o resultado de eficácia da acupuntura, devidamente verificado pela medicina científica.
Constam as afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.