top of page
Benefícios
da Prática
de Yoga
A ioga na praia

O Yoga traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, sendo capaz de reduzir ou acabar com o estresse, ansiedade, depressão e até prevenir certas doenças, além de tonificar os músculos do corpo inteiro.

As séries de posturas corporais realizadas, chamadas asanas têm como objetivo fortalecer o corpo e a saúde, fazendo com que a pessoa viva mais e, em consequência, tenha mais tempo para promover seu próprio crescimento espiritual.

Alguns dos benefícios que a prática de Yoga proporciona são:
Tonifica o corpo, fortalece o coração, equilibra as emoções, estimula a circulação, melhora o sistema imunológico e massageia os órgãos internos, prevenindo e melhorando doenças como diabetes, asma, colesterol alto, disfunções hormonais, TPM, dores na coluna e no nervo ciático, problemas gástricos...

Benefícios
Dicas para a Prática de Yoga

A chave para a prática é a consciência. Procure sentir seu corpo, perceba se o que comeu ou fez durante o dia o faz sentir bem na prática, lembre-se de que mudar seus hábitos só depende de você. 

1) Pratique de estômago vazio. Para isso espere, pelo menos 3 horas depois de uma refeição completa. Água ou bebidas medicamentosas podem ser tomadas em pequenas quantidades antes da prática, caso necessário.

Não beba água durante ou logo depois da prática, a saliva é suficiente para umedecer a garganta. Espere o final do relaxamento para fazê-lo. 

2) A bexiga e o intestino devem estar vazios para a prática. As saudações ao sol, as posturas em pé e as posturas invertidas ajudarão no movimento de eliminação e melhorarão o funcionamento do intestino. Comer em grande quantidade é obstáculo para uma prática correta dos asanas e pranayamas. 

3) As roupas devem ser confortáveis e elásticas. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo.

Evite usar: meias, colares, anéis, relógios e outros acessórios durante a prática. 

4) O banho deve ser antes e não depois da prática. Se for depois, aguarde pelo menos meia hora. 

5) Não tenha medo de sentir cansaço, se assim acontecer, recoloque a atenção na respiração, mova-se com mais consciência e estabilidade no baixo-abdômen e sincronize a respiração com o movimento. Assim, surgirá em você uma nova energia eliminando o cansaço e fortalecendo a mente e o corpo. 

6) Tônus é diferente de força. Evite usar força nas posturas ou movimentos, somente tonifique os músculos. Mantenha os músculos da face relaxados, sem demonstrar raiva ou frustração com o próprio corpo. 

7) Enquanto não houver flexibilidade suficiente, não se deve forçar para atingir a postura.

O Yoga é uma oportunidade de trabalhar sobre as próprias emoções, mais do que negá-las ou projetá-las para o exterior. 

Gradualmente e inevitavelmente as transformações ocorrem.
 

"Pratique e tudo virá." Sri K. Pattabhi Jois

Dicas para a prática de yoga
O Efeito dos Asanas  (Posturas de Yoga) 
Sobre as Glândulas
Classe Yoga

Os asanas afetam todos os aspectos do físico humano; equilibram as secreções das glândulas, relaxam e tonificam músculos e o sistema nervoso, estimulam a circulação, alongam ligamentos e tendões enrijecidos, alongam as juntas, massageia os órgãos internos e acalmam e concentra a mente.

Gradualmente, conforme o corpo se torna mais acostumado com estes alongamentos, exercícios relaxantes, o trabalho se torna uma extensão dos asanas, feito com velocidade moderada, movimentos suaves e fluidos, respiração profunda para garantir ao corpo bastante oxigênio e uma mente calma e controlada, alerta e responsável frente às necessidades de cada situação. 


Todo o organismo humano é controlado por hormônios. Cada sistema, cada órgão, cada tecido, cada célula é guiada em seu funcionamento pelos hormônios. O crescimento e o funcionamento apropriado de várias partes do corpo é possível somente quando há equilíbrio na secreção de todos os hormônios. Qualquer desequilíbrio resultará em uma doença.
Os asanas equilibram a secreção hormonal de várias glândulas. As posições de torção e curvamento dos asanas, mantidas por períodos específicos de tempo, exercem uma pressão contínua e específica sobre as várias glândulas do corpo, estimulando-as assim de diversas maneiras e regulando suas secreções.


Na postura sobre os ombros (vela), por exemplo, a contração dos músculos do pescoço combinada com a pressão do queixo contra o peito, espremem o sangue para fora das glândulas da tiróide e paratireóide.

Na postura do peixe, que segue imediatamente a postura da vela, as glândulas são alongadas e irrigadas com sangue. A combinação destes dois asanas massageiam efetivamente e estimulam estas duas glândulas, melhorando assim seu funcionamento.
Diferentes asanas são receitados para fortalecer e regular a secreção de diferentes glândulas. Por exemplo, a pose do arco e da roda afetam as glândulas adrenais. Desta forma, muitos distúrbios comuns podem ser aliviados e a harmonia do corpo restaurada.

Efeitos da prática de Yoga
As Glândulas Endócrinas

A complexa sinfonia do corpo é conduzida por um sistema de glândulas conhecido como glândulas endócrinas.

Estas glândulas passam suas secreções diretamente para o sangue e para as linfas, ao invés de usarem dutos de secreção.

A substância química secretada por estas glândulas são chamadas de hormônios - mensagens químicas que atuam a distância.

Os hormônios tem um profundo efeito sobre todas as funções do corpo, incluindo o crescimento, digestão, níveis de energia, aquecimento, sexualidade, água e retenção de fluídos.
 

A Glândula Pineal 

 

O corpo pineal está localizado diretamente no centro do cérebro. Ele tem, entre os demais órgãos do corpo, o maior suprimento de sangue pelo seu peso.

Obviamente, este pequenino órgão está em grande atividade no corpo, apesar de pesquisas médicas não estarem certas de quais exatamente. Eles sabem ao certo que a glândula pineal secreta melatonina que pode regular o desenvolvimento sexual e serotonina que parece ser essencial para o pensamento racional.

A glândula pineal tem também qualidades óticas, incluindo sensibilidade á luz em humanos e animais maiores.

Esta glândula parece ter alguma importância na regulagem do ritmo sutil diário do corpo, incluindo o sono. Ela é única nisso e parece secretar substâncias que tem efeito direto nas funções do cérebro.

De acordo com a ciência yogui, a glândula pineal é a glândula mestra do corpo, controlando assim todas as demais glândulas, secreções desta glândula estimulam todas as outras glândulas inferiores. 

 

Glândula Pituitária 

 

A glândula pituitária tem sido chamada pela ciência médica de "glândula mestra". Na realidade ela funciona como uma estação de distribuição para impulsos vindos do hipotálamo, um órgão do cérebro que coordena o sistema nervoso com o sistema glandular, e controla as reações do corpo aos estados emocionais.

A glândula pituitária repassa as mensagens do hipotálamo para todas as glândulas endócrinas do corpo. Desta forma, pode ser dito que os hormônios da pituitária excitam os movimentos do intestino, mantém os vasos sanguíneos tonificados e estimulam os rins para cumprir com suas funções.

Estes hormônios controlam também o crescimento e desenvolvimento e ajudam a regular a temperatura do corpo. A secreção imprópria da glândula pituitária resulta no crescimento anormal de pessoas extremamente obesas, gigantes e anãs. 

 

Glândula da Tiróide e Paratireóide 

 

A glândula da tiróide, no pescoço, controla as taxas metabólicas do corpo, a velocidade em que os processos químicos acontecem. Como um termostato, ela regula os níveis de calor no corpo e produzem energia.

Entre outras coisas, ela regula o crescimento, e processos de reparação e eliminação.

Qualquer desequilíbrio na glândula da tiróide tem consequencias sérias.

Mesmo uma pequena hiper-secreção resultará em irritabilidade nervosa. Uma pequena hipo-secreção resultará num sentimento de fadiga e letargia. Hiper-secreções mais acentuadas resultarão em desordens gastrointestinais, falta de sono, nervosismo, transpiração excessiva, tremores e pulsação acelerada, palpitação do coração e perda de peso.

Em contra partida, hipo-secreções mais acentuadas resultarão em metabolismo lento, baixa pulsação, baixa temperatura, apetite irregular, fala enrolada, obscuridade mental e obesidade.

As secreções das paratireóides regulam o metabolismo de cálcio e fósforo. 

 

Glândula do Timo 

 

O timo é uma glândula localizada atrás do peito. Ela é bem grande na infância mas, na puberdade diminui a 1/4 de seu tamanho original. É sabido que o timo desempenha um papel primário na regulagem das defesas imunológicas do corpo contra as doenças, mas detalhes deste mecanismo e outras funções do timo não são ainda conhecidas. 

 

Glândulas Adrenais 

 

As glândulas adrenais, localizadas bem acima dos rins, ajuda a controlar descargas repentinas de energia e calor, enquanto estimulam respostas duplas de permanecer e lutar ou fugir. Em uma crise onde tudo depende de grande força muscular, o cérebro envia mensagens para estas glândulas, que imediatamente liberam suas secreções na corrente sanguínea. A secreção de adrenalina acelera o coração e dilata os vasos sanguíneos nos músculos, estimulando as glândulas sudoríparas para que o corpo seja refrescado. Isto faz com que os movimentos dos órgãos digestivos diminuam, contraindo seus vasos sanguíneos. Com isso, o fígado libera suas reservas de açúcar para que os músculos tenham um suprimento satisfatório de energia. Arrepia ainda os pelos, dilata as pupilas e arregala os olhos para que o indivíduo se torne alguém aterrorizante de se ver. É um SOS químico. Uma pessoa cujas glândulas adrenais não são capazes de secretar adrenalina suficiente não conseguirá responder apropriadamente em uma situação crítica. Por outro lado, aqueles cujas glândulas hiper-secretam ou o fazem inapropriadamente, aceleram-se. 

 

Pâncreas 

 

O pâncreas se assenta logo abaixo do estômago e secreta enzimas digestivas no intestino. Ele secreta insulina, um hormônio que reduz as quantidades da energizante glicose no sangue. Caso o pâncreas seja incapaz de secretar insulina o suficiente, o açúcar do sangue aumenta resultando em diabetes. Muita insulina, por outro lado, resulta em hipoglicemia, uma condição de fraqueza e tremores. 

 

Gônadas 

 

As gônadas (ovários e testículos) dirigem primeiramente a função sexual. Nas mulheres, os ovários estão localizados na região abdominal e nos homens, os testículos ficam no escroto. Estas glândulas não produzem tão somente esperma e óvulos, mas secretam andrógenos (hormônios sexuais masculinos) e estrógenos (hormônios sexuais femininos). Estes hormônios regulam o desenvolvimento físico do corpo e os padrões de comportamento sexual do indivíduo. Por exemplo, andrógenos aumentam a massa muscular no corpo e parece induzir a comportamentos agressivos. Estrógenos aumentam a camada de gordura e promovem comportamentos passivos. Todos produzimos andrógenos e estrógenos, é a proporção destes hormônios que equilibram a personalidade. 

Glândulas Endócrinas
bottom of page